"AMOR INCONDICIONAL DE MÃE"-- E SUAS EXPERIÊNCIAS!

O MEU BLOG VISA RELATAR MINHAS EXPERIÊNCIAS COMO MÃE, DÁDIVA DE DEUS, SER MÃE É UM PRIVILÉGIO, UMA FONTE DE AMOR INESGOTÁVEL. GOSTO TAMBÉM DE POSTAR AS MINHAS RECEITAS FAVORITAS E QUE MEUS AMIGOS QUE VÃO EM CASA ADORAM, ESPERO QUE TODOS GOSTEM, ALÉM, CLARO, DAS FAMOSAS EXPERIÊNCIAS COMO MÃE, PORQUE, COMO DIZ MINHA AMIGA FABIANE, "MÃE MAIS APRENDE DO QUE ENSINA"!!!




quinta-feira, 8 de julho de 2010

PÉS DE BEBÊS, PLANOS OU NÃO, NECESSITAM DE OBSERVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DIÁRIO.





Mamães, fiquem atentas no desenvolvimento dos pés de nossos filhos, pois, além do pé plano, conhecido também como pé chato, cuja incidência é mais comum, existem os pés cavos, com a curvatura muito acentuada e os varos, com a planta do pé virada para dentro. Os pais podem ficar atentos aos pezinhos dos bebês no período entre seis meses e um ano, quando a criança começa a ensaiar os primeiros passos. Se o pequeno consegue andar normalmente, com os pés apoiados no chão, a próxima etapa é ficar atento às reclamações de dores e dificuldades para correr e brincar, que geralmente começam a surgir por volta dos oito anos. Pé chato ou torto é mais frequente nos consultório médicos e é a observação dos pais de que o filho tem pé chato, sem curvatura que diagnostica esse problema a priori. Entre 1 e 2 anos, porém, os pés de todas as crianças são assim. A curvatura do pé só aparece depois de 2 anos e meio, 3 anos de idade. O pé chato tem grande incidência na população infantil, mas não pode ser diagnosticado nessa época. Outro problema comum é o pé semitorto para dentro – a parte do calcanhar é normal, mas a da frente do pé é para dentro. A criança nasce com o desvio, mas ele pode ser sutil e os pais só perceberem quando o filho começa a andar, dizem especialistas no assunto. A correção pode ser feita com exercícios, gesso, sapatos ortopédicos ou cirurgia, e a criança não deve dormir de bruços. A posição força o pé a ficar ainda mais para dentro.


Muitas vezes, se o caso não é grave, a recomendação é incentivar a criança a andar descalça em terreno acidentado, como praia ou gramado, para auxiliar na formação da curvatura correta dos pés.

A Flávia anda na ponta dos pés, por ter o pé direito muito curvado para o lado esquerdo, ou seja "pisa torto" para fora com o pé direito.

A má formação dos pés corresponde a cerca de 80% dos problemas ortopédicos nas crianças e se dá de duas maneiras - por posicionamento incorreto do feto na barriga da mãe ou por herança genética. Se pai e mãe têm algum tipo de problema nos pés, existe uma probabilidade de 60 a 70% de chance de o filho nascer com a mesma característica, dizem os ortopedistas.

Meu marido também tem o pé direito torto, igualzinho ao da minha pequena, que herdou essa característica do pai.

Mamães, os pés de bebê sempre chamam a atenção. Depois do nascimento, porque são mínimos e delicados. Em seguida, vem a delícia de ver o filho, naquele contorcionismo, levando-os à boca. Mais um pouco e os pezinhos rechonchudos e cheios de dobras lembram pãezinhos saídos do forno — aí são os pais que não resistem à vontade de mordê-los. E tem mais quando o bebê começa a andar: encorajar os pés hesitantes a dar os primeiros passos. É a parte da diversão, mas é preciso ir além. Observar com atenção e notar se ele manca, se cai além do normal ou se o andar parece diferente. Esses podem ser sinais de problemas nos pés. "Quanto mais cedo os pais perceberem, mais rápido começam os cuidados para evitar complicações como dores na coluna", alerta o ortopedista Antonio Augusto Couto de Magalhães, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina e cirurgia do pé.


Sapato apertado
Até 1 ano e meio de idade, os pés aumentam metade do tamanho a cada dois meses. Há o risco de ficar com o sapato apertado. Os pais devem ficar atentos, por causa da formação de calos, bolhas e até o desenvolvimento de joanetes, quando a criança tem predisposição, alertam os médicos. Unha com tendência a encravar deve ser cortada em ângulo reto nos cantos. Se a criança já tem o problema, é melhor que corte as unhas com um profissional especializado. Tentar resolver em casa pode ser pior. É comum infeccionar, orienta Orlando Madella Jr., presidente da Associação Brasileira de Podólogos.

Os cuidados na escolha dos sapatinhos
- Mamães, prefiram sempre os calçados com bico arredondado e largo para deixar a parte da frente dos pés livres.

- Sapatos de plástico abafam os pés, que precisam ficar arejados. Tem de ser de couro ou lona.

- Use meias de algodão.

- O solado interno deve ser de material que absorva a transpiração e o externo de borracha, para a criança não escorregar.

- Nada de salto. Os especialistas só liberam 2 centímetros de altura depois dos 10 anos de idade.


MAMÃES, FIQUEM ATENTAS PARA PODERMOS AJUDAR NOSSAS AMADAS FILHAS, OS MÉDICOS ESTÃO AÍ PARA NOS ORIENTAR E AJUDAR, VAMOS FAZER TUDO QUE PUDERMOS PARA AJUDAR NOSSAS PEQUENAS A CRESCER E DESENVOLVER COM MUITO AMOR, E CORREÇÃO, SE NECESSÁRIO FOR!!!! Valeu pela atenção, espero que minha pesquisa não tenha sido em vão e ajude nossas mamães "blogueiras".

Um comentário:

  1. Oi amiga querida,

    Que post interessante, vou ficar atenta com a Juju. Obrigada pelos conselhos sobre escolinhas amiga, pode ter certeza que vou segui-los.

    Super beijo,

    ResponderExcluir